Pois é Massa...
Estamos assistindo ao impasse entre o Galo e a Minas Arena a respeito do Mineirão.
O Galo precisa do Mineirão? Precisa sim porque existem jogos que necessitam do palco maior do futebol mineiro.
Se tudo correr como planejado, depois da 1.ª fase da Libertadores precisamos de um estádio que possa acomodar um maior número de torcedores e, em contrapartda, beneficiar os cofres com uma renda de provavelmente o dobro do Independência.
Me recordo de informações via imprensa de que o Galo estava negociando com o Grupo Espírito Santo, de Portugal, para a construção de um estádio em BH ou na região metropolitana.
Aí veio o anúncio da Copa do Mundo no Brasil e o então governador Aécio neves pediu aos times da Capital que ajudassem o Estado a renovar o Mineirão e o Independência ao invés de investir em estádios próprios que também era plano do time rival.
O América era o "dono" do Independência em regime de arrendamento ou comodato e, para permitir a reforma e uso do estádio para a copa teve o contrato renovado por mais 25 anos se não me engano.
O Galo acertou com a BWA para explorar comercialmente e mandar seus jogos no Independência, o que foi de suma importância na campanha quase perfeita de 2012 e que continuará sendo uma arma do Galo para os jogos em casa.
Agora ao ponto em questão: MINEIRÃO
Aparentemente a proposta da Minas Arena não é beneficial ao Galo e não imagino que seja melhor para o rival.
Quando o Estado, na pessoa de seu então governador, pediu aos times para abraçarem a Copa na cidade e ajudar com os estádios, não deveria aí existir uma causúla no contrato da construtora que rezasse o compromisso com os clubes da capital?
Um estádio próprio já estaria pronto e consequentemente, não precisaríamos do Independência ou do Mineirão ainda que, no caso do último, seja uma grande perda pela grandiosidade e história mas, os clubes vivem de renda e se não for bom financeiramente, o Kalil está certo sim em suas recentes declarações de que vai procurar parceiros para erguer o estádio próprio, nosso Terreiro do Galo, que eu sugeriria o nome de Estádio Elias Kalil. O apelido fica por conta da Massa.
Na minha modesta opinião, o Estado de Minas Gerais deveria estar mais engajado em beneficiar os times mineiros. Copa do Mundo será um mês e o Galo é para sempre.
Agora é Toca da Raposa III e ponto final.
ReplyDeleteO que não deixa de ser bom para o futebol mineiro. Galo no Independência e o outro no Mineirão. Mas acredito que os dois deveriam ter seus estádios particulares, sem interferência de concessionárias e do governo do estado.
Delete